Mooca: o bairro com sotaque italiano.



A Mooca está localizado na zona leste e pertencente ao centro expandido de São Paulo. É um dos bairros mais antigos da cidade, sendo sua fundação iniciada em 17 de agosto de 1556, há apenas 56 anos após o descobrimento do Brasil.

Sendo uma região de passado industrial, foi uma das áreas da cidade onde se concentraram os imigrantes, em especial os italianos, que imprimiram certas marcas características no bairro como algumas festas típicas.
O bairro é o típico bairro paulistano, e é lá que vivem as pessoas de sotaque característico, que todo o Brasil identifica como sotaque paulista. Muito desse sotaque vem dos inúmeros imigrantes que chegaram e se instalaram na região, pois no bairro localizava a extinta sede da Hospedaria dos Imigrantes, hoje local abriga o Memorial da Imigração, onde se concentra grande quantidade de documentação sobre a imigração para o Brasil na passagem do seculo XIX para o XX.

Um bairro de maravilhosas pizzarias e além de ter localizado um dos mais tradicionais times de futebol de São Paulo o Juvestus.

Clube Atlético Juventus é um clube esportivo. Criado pela colônia italiana da Mooca, tem no nome uma homenagem à Juventus de Turim. O time usualmente joga com seu uniforme grená e é freqüentemente conhecido por seu apelido de o Moleque Travesso devido às vitórias conquistadas sobre os grandes clubes de São Paulo.

Curiosidades do Juventus da Mooca:

  • A torcida juventina é famosa por apoiar a equipe os noventa minutos da partida, sendo com certeza umas das mais fanáticas torcidas do país e transformando seu estádio num verdadeiro caldeirão para os adversários;
  • O clube foi batizado com o mesmo nome da Juventus da Itália e pretendia usar as cores tradicionais deste time. O padrão alvinegro, entretanto, já era adotado por muitos clubes paulistas, o que levou à busca de uma combinação sem semelhantes: o branco-grená do Torino;
  • O cantor e compositor Chico Buarque, quando adolescente, chegou a fazer testes juvenis do Juventus.
  • Pelé afirma que seu gol mais bonito foi marcado na Rua Javari em 2 de agosto de 1959, durante o Campeonato Paulista.
  • Uma das grandes atrações dos jogos é o cannoli, doce de origem italiana, vendido nos intervalos das partidas do Juventus, na Rua Javari.



Comentários