Na torcida para o inicio das obras

Hoje a FIFA confirmou a cidade do Rio de Janeiro como sede do IBC (Centro Internacional de Transmissão), e confirmou que Natal e São Paulo estam fora dos planos da Copa das Confederações, pelo fato das duas cidades terem o prazo de entrega dos seus estádios para o final de 2013.

Depois dessa nota oficial da entidade máxima do futebol, foi embutida nas noticias, principalmente pela Rede Globo, que a FIFA teria “ameaçado São Paulo de ficar fora da Copa do Mundo de 2014”. Para mim, pura especulação.

Mas entendo a preocupação da FIFA e de todos para um inicio das obras do estádio do Corinthians, estamos com prazos curtos a cada semana que passa.

Mas será que apenas o Corinthians é o responsável pela demora de iniciar as obras para o estádio que representará a cidade mais rica do país na Copa de 2014?

Hoje, um colega morador de Itaquera e correspondente, não oficial do blog, me aviso de ver caminhões no terreno do estádio pela manhã. E se tudo realmente estiver certo, a construtora Odebrecht, estará iniciando a terraplanagem no próximo dia 30 de maio, dando uma passo importante para a obra da arena. Inicio esse que foi adiado pela grande burocracia que o clube enfrentou nos últimos meses. Todos os passo foi divulgado pela imprensa e fiscalizado pela opinião publica, que cobra e com razão, que todo o processo não tivesse privilégios e que não houvesse aplicação de dinheiro publico, mesmo que isso chegasse no que chegou, na perca de oportunidade de sediar o IBC e da Copa das Confederações.

Acredito que a falta de interesse da prefeitura e do governo do Estado pela Copa, foi o grande responsável. Muito desses, acreditavam que não poderiam dedicar grande empenho a esse assunto, pois poderiam dar mais cartaz para o governo federal petista. Concordo que a cidade de São Paulo, não deve utilizar dinheiro publico para construir ou reformar estádio, como estão fazendo o que outras cidades do pais, mas o poder publico poderia auxiliar de forma mais efetiva alguns processo que o Corinthians passo, principalmente no caso como o ministério publico, que para mim foi o grande causador do atraso da obra. Se esquecendo que essa obra, não beneficiaria somente o Corinthians, mas sobretudo uma região carente de desenvolvimento como Itaquera.

O Corinthians está correndo atrás para que o estádio de Itaquera não se transforme em outra piada nacional, e o poder publico quando começaram as obras de infra-estrutura no bairro? Que eu saiba isso é tão importante quanto o estádio.

O estádio ainda esta dentro de um prazo para ser erguido, isso se a obra iniciar mesmo até junho. Segundo todas a s previsões pessimista e/ou otimistas, a construção do estádio levará 30 meses. Ou seja, se começar em junho e seguir de forma normal, o estádio estará pronto em dezembro de 2013, seis meses antes do inicio da Copa do Mundo.

Estar fora da Copa das Confederações, como já disse aqui nesse blog, não é um grande problema. Ainda a cidade pode ter um papel importante no evento, como ter a abertura do mundial. Então vamos torcer e aguardar. Rumo à Itaquera.

Comentários